Logo
Rua Itapeva, 518 – Cj 504 - Bela Vista - São Paulo - SP

Falência Ovariana Prematura (FOP)

ANS
Descrição

O que é Falência Ovariana Prematura (FOP) ?

A falência ovariana precoce (FOP) – também conhecida por insuficiência ovariana primária mais conhecida como menopausa prematura – é caracterizada como a perda da função ovariana antes dos quarenta anos de idade. Nesse caso, os ovários deixam de produzir hormônios e não liberam mais óvulos. O resultado principal dessa alteração é a infertilidade.

A FOP é comumente chamada de menopausa prematura, porém as duas condições são diferentes. Mulheres com falência ovariana precoce podem apresentar ciclos menstruais ocasionais ou irregulares durante anos e podem até mesmo obter a gestação de forma espontânea. Mulheres com menopausa precoce não apresentam mais ciclos menstruais e consequentemente não podem obter a gestação de forma espontânea.

Algumas desordens genéticas estão associadas com a falência ovariana precoce. Essas desordens incluem: síndrome de Turner (condição em que a mulher apresenta apenas um cromossomo X, ao invés de dois) e síndrome do X frágil (causa principal de distúrbio do desenvolvimento intelectual);

Critérios gerais para Cobertura Obrigatória pela ANS
Critérios Específicos para Cobertura Obrigatória pela ANS

Critérios retirados das DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO PARA COBERTURA DE PROCEDIMENTOS NA SAÚDE SUPLEMENTAR
publicada pela Agência Nacional de Saúde (ANS) - Ano 2018.

Método de análise utilizado de forma escalonada
Exames Relacionados
Código ANS Descrição Prazo Detalhes
Pesquisar outra doença