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Atualidades e Descobertas

Quais os riscos para a saúde que os energéticos podem trazer?

26/05/2021 3 min

Mesmo que o energético possa dar mais energia para enfrentar o dia, eles contêm substâncias que possam afetar o seu organismo, como cafeína e açúcar. Esses ingredientes podem causar insônia, alteração dos batimentos cardíacos, irritabilidade e outros sintomas.

A concentração de cafeína nos energéticos equivale a três xícaras de café. É uma alta dosagem que pode afetar seu sistema nervoso central, causando desidratação e perda de nutrientes que possuem efeito calmante.

 

Com isso você pode apresentar ansiedade, agitação, distúrbios do sono e outros efeitos nocivos à saúde.

 

Já o excesso de açúcar aumenta a glicose no sangue, provocando diabetes e uma exaustão ainda maior do que a que você sentia antes do consumo da bebida ou pílula. Mesmo as versões sem açúcar contêm adoçantes artificiais que continuam causando estímulos e risco para a vida.

 

Existe algum risco em misturar bebida energética com bebida alcoólica?

 

Nas baladas, é muito comum vermos essa mistura para dar sabor à bebida e mais animação. Contudo, a combinação de cafeína ou guaraná com o álcool aumenta as chances de intoxicação e as substâncias estimulantes não reduzem o efeito do álcool sobre o cérebro.

 

Como se manter com energia sem o uso energéticos?

 

Para aguentar a rotina, é preciso se manter animado e bem disposto, mas para isso não é necessário usar nenhum tipo de substância. Existem hábitos que podem ser adotados que ajudam a alcançar esses objetivos.

 

Mantenha uma rotina de horário

 

Acordar cedo nem sempre é uma alternativa confortável. Muitas vezes queremos ficar mais tempo na cama, mas manter uma rotina de horário deixa o corpo mais adaptado ao dia a dia, funcionando conforme suas necessidades.

 

Por isso, coloque o despertador e levante assim que ele despertar. Você se acostumará com a hora e se sentirá melhor ao longo do dia.

 

Tome banho de sol

 

O sol é o maior produtor de vitamina D no organismo. Sendo assim, é fundamental ficar exposto aos raios solares por alguns minutos todos os dias.

 

Essa vitamina fornece cálcio aos ossos e ajuda na liberação de nutrientes que ajudam a combater doenças psíquicas, como a depressão e a ansiedade.

 

Coma bem no café da manhã

 

Manter uma refeição equilibrada, com base em carboidrato e vitaminas na parte da manhã pode proporcionar mais animação, foco e bem-estar ao longo do dia, permitindo que você se sinta disposto para continuar com os seus afazeres.

 

Fonte: Metlife

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