Logo
Rua Itapeva, 518 – Cj 504 - Bela Vista - São Paulo - SP
Menu Blog
Atualidades e Descobertas

“Cérebro de Covid” preocupa especialistas

22/04/2021 2 min

Confusão mental, dor de cabeça e perda de memória de curto prazo. Pacientes de Covid-19 que têm esses sintomas, podem estar com “cérebro de Covid”. Conhecida em inglês como brain fog (névoa de cérebro, em tradução livre), a condição é incomum, mas preocupante. Em casos graves, pode causar até psicose e convulsões.

 

Segundo pesquisadores do hospital Memorial Sloan Kettering (MSK), em Nova York, nos Estados Unidos, a sequela pode ser consequência da presença de moléculas inflamatórias no líquido ao redor do cérebro e da medula espinhal, o líquido cefalorraquidiano, em quem tem Covid-19. Essa conclusão pode indicar possíveis tratamentos, como os a base de anti-inflamatório.

 

O estudo foi publicado na edição de fevereiro da revista Cancer Cell. Jessica Wilcox, pesquisadora-chefe em neuro-oncologia do MSK, conta que profissionais da medicina intensiva observaram delírios graves em pacientes hospitalizados com Covid-19. “Aquela reunião se transformou em colaboração para aprender o que estava acontecendo e ver como poderíamos ajudar nossos pacientes.”

 

Uma das alternativas para combater a inflamação no cérebro de pacientes com Covid-19 é a administração de esteróides. Essa estratégia é aplicada em doentes que usam imunoterapia com células T de receptor de anticorpo quimérico (CAR) contra câncer de sangue. Quando a medicação é aplicada, as células imunológicas liberam citocinas, que ajudam o corpo a enfrentar a doença, mas cujo efeito colateral são os sintomas neurológicos.

 

Fonte: Olhar Digital

Transforme sua vida já! A genética ao seu alcance. Deixe seu contato no formulário abaixo para saber mais.

* campos obrigatórios

Assine e receba nossas notícias

e saiba tudo sobre a genética