Logo
Rua Itapeva, 518 – Cj 504 - Bela Vista - São Paulo - SP
Menu Blog
Datas para Lembrar

Rosalind Franklin, a mãe do DNA

30/11/2020 1 min

Rosalind Franklin ficou conhecida por ter descoberto o formato helicoidal do DNA, ou seja, sua estrutura dupla. Porém o reconhecimento de Rosalind foi impedido pelo seu chefe, o biólogo molecular Maurice Wilkins, pois ele não a aceitava como autora da descoberta, as mulheres ainda eram extremamente desvalorizadas na academia.

Rosalind foi autora da “fotografia 51”, o melhor registro fotográfico da estrutura do DNA, e conduziu o estudo que permitiu a observação do formato helicoidal, mas não teve o insight de perceber que a estrutura se tratava de uma dupla hélice. Wilkins se apossou da imagem, compartilhando-a com seus colega Crick e Watson que tiveram o insight que Rosalind não teve e, em 1953, publicaram na renomada revista Nature um artigo com a proposta da estrutura, que é aceita até os dias de hoje.

Rosalind Franklin não foi citada no documento, e seu nome foi totalmente deixado de fora da descoberta. Assim, ela se tornou umas das mulheres mais injustiçadas da ciência moderna e ganhou o título póstumo de “mãe do DNA”.

Transforme sua vida já! A genética ao seu alcance. Deixe seu contato no formulário abaixo para saber mais.

* campos obrigatórios

Assine e receba nossas notícias

e saiba tudo sobre a genética